domingo, 27 de fevereiro de 2011

Passeio Gurjaú - Cabo de Santo Agostinho


O passeio para a represa de Gurjaú foi um dos melhores que já fizemos. A começar pelo horário de saída, que foi cumprido e, do ponto de encontro, (posto Pichilau em frente a Vitarella) que todos tiveram a maior facilidade em chegar.
O pessoal do Curado veio de metrô até a estação Cajueiro Seco e o restante foi pedalando até o posto, de onde saímos pelo acostamento da BR, que está muito mau conservado e cheio de emendas. Uma dessas emendas, aliás, acabou derrubando um dos nossos guias, que ganhou um arranhão no braço, mas, sem maiores conseqüências.

Em menos de uma hora já estávamos tomando um delicioso banho embaixo de um cano que vinha da estação da Compesa, logo depois que entramos na estrada de barro da usina Bom Jesus. Com mais um pouco, subimos uma ladeira acentuada e cheia de obstáculos, onde a prudência nos aconselhou a descer das bikes e empurrá-las.

Passamos pelo meio de uma pequena mata e nos deparamos com uma descida bem enlameada, onde tivemos que deixar as bikes. Ainda de cima, avistamos o verde do lago que contrasta com o marrom das pedras que o rodeiam. A visão é de uma beleza sem igual. A calma do lugar, o verde da mata e do lago e o canto dos pássaros faz a gente se esquecer dos aperreios e relaxar. Essa harmonia só é quebrada pelo lixo que pessoas sem a menor noção de educação, deixam nesse pedacinho de paraíso

Com a iniciativa dos guias, fizemos um mutirão e retiramos vários sacos cheios, principalmente de garrafas pet, que deixamos fora do acesso ao lago e junto de uma comunidade, que acreditamos, tenha coleta de lixo, feita por quem de direito.
Voltamos pelo mesmo caminho, com um gostinho de querer ficar por muito mais tempo. Chegamos a estação do metrô aonde um grupo desgarrou e rumamos pra casa. Isso era ainda 11:30 da manhã.
Esse passeio, apesar de ser curto e não ter subidas, não é dos mais leves não, A volta é feita num sol escaldante, pois, não há árvores para amenizar o calor. Por isso devem-se ter critérios com o horário da volta e abastecer as garrafinhas, pois a sede aparece rapidinho, rapidinho.  
Um total de 13 bikers participaram dessa pedalada:
Gundo, Reinaldo, Valmir, João, Willamys, Negão, Henrique, Téo e Iraquitam pelo AquaBike;
Josenildo (Bedeu, Pedal Clube e Bigode’s Pedal);
Cláudio, Bárbara e Marcos Vinícius (Tropeço) que foram guias de primeiríssima qualidade.
Informações:
Tempo: 3:03:51
Distância: 49,43 km
Veloc. Med: 16,10 km/h
Veloc. Max: 48,50 km/h
Voltaremos lá. Valeu mesmo!!!!
DR. João