domingo, 24 de abril de 2011

Passeio Engenho Camaçari


O Passeio para o Engenho Camaçari (Sede do AquaBIke) parecia mais um passeio de típico que fazemos quando precisamos de uma boa comida e um bom banho de bica.Saímos às 6:30 hs do nosso ponto de encontro no Posto Federal do Curado II, um grupo de 6 pessoas (Du, Gundo, Itamar, Max, Reinaldo e Valmir).
 Agora vai começar as aventuras, todo vez que o canavial está alto fazemos o contorno no canavial para poder chegar na bica mas desta vez foi diferente, o Reinaldo chamou para irmos por dentro do canavial pensávamos que iria ser fácil, não foi nada facil elem da cana ter 2 metros de altura e a largura do caminho é de 50 cm tinha muita lama. Chegamos na bica tomamos aquele banho e nos reunimos para irmos embora, novamente vem um maluco (Reinaldo) com uma Idea maluca, dizendo que conhece outro caminho, aonde tem um maluco têm vários, vamos conhecer um novo caminho.
Não sabíamos que seria uma trilha muito boa que recomendamos para todos que praticam MTB, com muita subida, com riacho e aonde tem subida tem decida e que decida. Que saber como é? Marcaremos para vocês conheceres uma das melhores trilhas que já conhecemos!

Informações:
Tempo de Pedalada: 2:19:00
Tempo do passeio: 4:00:00
Distancia: 36,3 km
Veloc. Med: 15,6 km/h
Veloc. Max: 61,3 km/h
Resenha: Gundo
Fotos: Gundo e Valmir

sábado, 23 de abril de 2011

Passeio Bonança

Por motivo da grande quantidade de chuva que caiu em Recife e cidades vizinhas, ficamos dois finais de semana sem realizar os nossos passeios. Hoje já que aliviou mais, realizamos um passeio improvisado para Bonança.




Saímos às 6:30 hs, o ponto de encontro novamente foi no Posto Federal no Curado II. Durante o percurso tivemos algumas pancadas de chuvas e algumas paradas para esperar o Du já que o mesmo não tem o costume de pedalar, chegamos em Bonança às 8:30 hs, paramos em uma barraca para repor as energias (banana, melancia e água de coco). Saímos de Bonança às 9:00 hs. Durante o percurso de volta resolvemos entrar em Moreno passamos por Jaboatão e Stº Alexo e saímos na BR 232 já próximo ao Curado II.
Chegamos no Curado II às 10:30 hs, participaram deste passeio Du, Gil, Gundo, Valmir e Willamys.

Informações:
Tempo de Pedalada: 2:58:00
Tempo do passeio: 4:00:00
Distancia: 55,6 km
Veloc. Med: 18,7 km/h
Veloc. Max: 61,6 km/h

Resenha e Fotos: Gundo

domingo, 10 de abril de 2011

A História da Shimano

Fundada em 1921 por Shozaburo Shimano, a Shimano iniciou a produção de componentes para bicicleta em 1923, quando começou a produzir rodas-livres. A empresa, que mantém a liderança mundial no setor há vários anos, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico e empresarial, continua sendo uma empresa familiar. É dirigida por Yoshizo Shimano (filho do fundador e atual presidente do grupo Shimano); e conta com a colaboração de Kozo Shimano (neto do fundador e presidente da Shimano América) - o mais provável sucessor da família. A companhia ainda emprega o irmão de Kozo - Toyoso - e os tios Shozo e Keizo. Três gerações da família reunidas e dedicadas a produzir, segundo os materiais de divulgação da empresa, "componentes que permitam melhor resposta de operação e mais diversão a ciclistas de todos os níveis ".
A fábrica principal da marca está localizada na cidade industrial de Sakai, subúrbio de Osaka e é a responsável pela produção dos componentes topo-de-linha. Possui departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Engenharia totalmente computadorizados: sistemas CAD/CAM, simuladores em tela e ferramentaria automatizada para produção de protótipos. A produção conta com uma seção de montagem completamente robotizada e extremamente flexível: pode-se alterar a produção de um produto para outro em questão de minutos. O sistema, criado pela própria Shimano, é modelo para a indústria.



A fábrica 2, localizada na cidade de Yamaguchi, região sul do Japão, fabrica as linhas intermediárias. As linhas populares são produzidas nas fábricas de Singapura e da Malásia. A linha de calçados é produzida por terceiros, na Coréia.
Uma surpresa para os ciclistas: a empresa também fabrica peças forjadas a frio para automóveis Nissan, Subaru e Saturn, e produz uma famosa linha de molinetes de pesca.

Sakai, conhecida hoje no Japão como "a cidade das bicicletas", tem uma história industrial interessante. Sempre ligada à forjaria de metal, a cidade foi, até o século 16, um pólo produtor de espadas Samurai. Após este período, passou, naturalmente, a produzir armas de fogo,até que, lá pelos idos de 1870, iniciou a produção de componentes para bicicletas. A tradição foi se firmando pouco a pouco, e a cidade abriga, já há alguns anos, outras empresas do setor de ciclismo: Tange (tubos e garfos), SunTour (câmbios, freios e pedivelas) e Araya (aros).



Uma das atrações da cidade é, sem dúvida, seu pequeno porém precioso museu de ciclismo, o "Cycle Center" que é mantido pela Shimano e visitado anualmente por milhares de crianças de todo o Japão. Neste museu, os visitantes podem conhecer a evolução da bicicleta através de modelos antigos autênticos. Nos arredores da cidade, a paixão pela bicicleta continua. É lá que se localiza um grande parque público dedicado exclusivamente aos ciclistas. É o Centro Esportivo Ciclístico Kansai, que oferece algumas opções de trilha para os mountain bikers locais.
Ao contrário do que todos supõe, a fábrica da Shimano não é exatamente uma "Disneylândia" para ciclistas. Apesar de ser tecnologicamente avançada e empregar mais de 1.000 funcionários, é um tanto simplória, e até mesmo decepcionante em alguns aspectos. Andar por seus corredores não evidencia, em nenhum momento, que se está andando dentro de uma fábrica de componentes de bicicletas. A área da pista de testes é de uma simplicidade franciscana. Talvez porque boa parte dos funcionários utiliza bicicletas no seu dia-a-dia e acaba servindo como grupo de testes da empresa. De qualquer maneira, de modo formal e técnico ou informal e intuitivo, os funcionários da empresa vão aprendendo como fazer com que a criatividade se transforme em produtos inovadores e todo a linha de produtos uma das melhores da indústria, em todo o mundo.

domingo, 3 de abril de 2011

Passeio Aniversário de Tiça Prota

        
 Saímos do Posto do Curado II às 6:40 hs por que tivemos que esperar o Henrique e o Negão. Chegamos no Marco Zero às 7:20 hs,  e o Dr. João ligou para o Valmir informando que iria se atrasar porque o pneu da bike dele tinha furado.
 
Ele e Teo só vieram chegar por volta das 8hs e logo depois o pneu que tinha sido trocado estourou com a bike parada. Dr. João falou pra que a gente que continuasse com o passeio que tínhamos combinado; ele iria voltar pra casa de Metrô pra pegar a sua outra bike, e depois ligaria para informar aonde iríamos nos encontrar.

Prosseguirmos com o passeio chegamos na salada paramos para saborear e depois seguimos para o GuaraPoint para recuperar a energia com o suco de açaí. O Doutor ligou informando que tinha uma feijoada na casa do amigo Marcelo, que mora bem próximo ao Point. Entre uma garfada e outra saímos da casa de lá pelo meio-dia. Só encontramos o Doutor na Madalena um pouco depois de uma da tarde. Conforme combinado, fomos pra casa de Tiça fazer-lhe uma surpresa, pois era seu aniversário e levamos uma pequena lembrança também. 

Visitamos o Atelier dela sempre com a exposição de seus trabalhos como mandalas, pinturas em telas, camisas e garrafas; mosaicos em parede e também em bancos e mesas, e uma infinidade de objetos antigos que ela usa como decoração. Tomamos uma boa chuveirada (no chuveiro que é apelidado chuveiro do SUS), coisa que casa de bikeiro sempre tem e seguimos de volta pra casa.

Informações:
Tempo de Pedalada: 03:05:00
Tempo do Passeio: 8:00:00
Distancia: 64 km
Veloc. Med: 20,4 km/h
Veloc. Max: 47 km/h

Resenha: Dr. João e Gundo
Fotos: Gundo