quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMO NÃO ERRAR NA ESCOLHA DO TAMANHO DO SEU QUADRO

por Thiago FariaGRANDES ERROS:



Escolher o quadro ideal parece algo simples, porém não é tão simples assim. Todos os ajustes de sua bike são limitados pelos tamanhos e angulações dos tubos que o quadro de uma bicicleta é constituído; o tipo de canote, altura de suspensão, tamanho da mesa, tudo vai depender da geometria do seu quadro.
Como o objetivo deste texto é ser o mais simples e direto possível na ajuda da escolha do quadro ideal vamos dar dicas e ensinar alguns macetes, mas na dúvida consulte um especialista para poder acertar o tamanho ideal de seu quadro. 
Um erro comum é se basear apenas na ALTURA do ciclista para escolher o tamanho do quadro, pois é comum se ter discrepâncias entre o tamanho do tronco, cavalo e braços do ciclista, o que leva a escolher tamanho de quadro errado. Por exemplo, um ciclista com cavalo de 92cm pode ter o tronco por volta de 62 cm, pela altura final poderia pegar um quadro XL, mas possivelmente o L ficará muito bem ajustado.


Outro erro comum é escolher o tamanho do quadro baseando-se no tamanho do seat tube. O seat tube influencia na altura do selim, porém isso pode ser ajustado com canote mais longo, pois existe no mercado canotes superiores a 400mm de cumprimento. Já o ajuste do comprimento da bicicleta, que só pode ser ajustado com tamanho do top tube, mesa e guidão, possui poucas possibilidades de correção, podendo facilmente ser o motivo da necessidade de uma troca de quadro. 
Por fim outro erro é se basear no tamanho de nomenclatura do fabricante. Muitas marcas variam a geometria de uma bike dependendo do modelo e do ano de fabricação, com isso nem sempre uma bike nomeada de 17`` terá a mesma geometria de outra 17`` de outra marca, modelo ou ano. SEMPRE CONSULTE A GEOMETRIA DA BIKE PARA SABER AS DIFERENÇAS.
QUAIS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES PARA ESCOLHER O QUADRO IDEAL?

A escolha do quadro depende do tamanho de seu CAVALO, TRONCO, BRAÇOS, PÉS e da RELAÇÃO ENTRE CAVALO, TRONCO E BRAÇOS. 

COMO SÃO FEITAS ESSAS MEDIDAS?

CAVALO:  é uma medida simples, se possível com a ajuda de alguém, encoste na parede e utilize um livro ou um esquadro que permite colocar entre as pernas do ponto mais elevado do livro, ou esquadro até o chão (ver figura).  A MEDIDA DEVE SER FEITA DESCAÇO E COM UMA RÉGUA RETA, caso contrário poderá trazer informações erradas.






BRAÇOS: deve se manter as mãos fechadas, cotovelos estendidos e ombro elevado, e tirar a medida do acrômio, osso logo ao lado da clavícula, e ir até o meio dos dedos fechados como se tivesse segurando algo na mão (ver figura).

PÉS: talvez a medida mais simples de todas, basta medir o tamanho do seu pé de ponta a ponta.

TODAS AS MEDIDAS DEVEM SER EXPRESSAS EM CENTÍMETRO (CM).

CÁLCULOS:


DEFININDO O TAMANHO DO TOP TUBE: Esse é o tamanho mais importante do quadro.

Top Tube MTB = (braços + tronco x 0,3) + 19,5*

Top Tube SPEED = (braço + tronco x 0,5) + 5*

FONTE: medidas e ajustes baseados em centenas de bike fits realizados durante nossa atividade profissional. 

*As medidas podem variar um pouco em virtude da angulação entre o seat tube e top tube e também da angulação entre o head tube e top tube.

DEFININDO TAMANHO DE SEAT TUBE: O tamanho do seat tube vai depender da altura do selim sendo que um cálculo aproximado para definir altura de selim é o seguinte:

Altura de Selim Mínima = cavalo + pé x 0,1*

Altura de Selim Máxima = (cavalo x 1,2) + pé x 0,1*

FONTE: medidas e ajustes baseados em centenas de bike fits realizados durante nossa atividade profissional. 

Existe uma grande variação da altura de selim, em alguns casos ficando fora do calculo da fórmula devido uma grande variação na técnica de pedalada e o ângulo de maior capacidade de força de cada ciclista, e isso só pode ser descoberto consultando um especialista em bike fit com conhecimentos aprofundados em biomecânica do ciclismo, nem sempre o bike fit realizaro em lojas de bike são a melhor opção. 

Com o valor da altura do selim definido, basta verificar o tamanho de canote e tamanho do seat tube que será utilizado. Como já informamos anteriormente, o seat tube é facilmente ajustado alterando a altura do canote.

TAMANHO DO HEAD TUBE:

Uma medida complicada de definir e pouco comentada é o tamanho do head tube. Essa medida depende da relação que existe entre o cavalo e o tronco; quanto maior é a diferença entre um e outro, maior a necessidade de um head tube mais longo. Esse ponto pode ser importante quando se tem a dúvida entre um tamanho e outro próximo.

ANGULO ENTRE TOP TUBE E HEAD TUBE:

Esse ângulo também não é simples de ser definido, pois depende muito da técnica de pedalada e da posição do taco. Mas ele pode ser facilmente corrigido com a utilização de canote de selim, seatback ou in-line, avançando ou retrocedendo o selim.





segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trilha Guabiraba - Aldeia

Amanheceu muito nublado e até com chuva rápida, como muitas manhãs neste mês, mas, mesmo assim, saímos pra fazer esta trilha que já havia sido cancelada por duas vezes. 


Atrasamos um pouco até encontrar todos nos pontos em que marcamos: no posto BR próximo ao viaduto da Reitoria da UFPE e no terminal de ônibus de Guabiraba. 





Por volta das 8 da manhã, saímos da Guabiraba por baixo do pontilhão, seguimos uma estrada de terra com muita buraqueira e paramos num cruzamento, onde decidimos ir pela trilha de barro, à direita.
Após duas ladeiras difíceis, que estavam muito castigadas pela chuva, seguimos até a PE-27 (Estrada de Aldeia) num percurso com muita lama, mas muito agradável. Chegamos no Km 5,5 e seguimos até a Picanha de Aldeia, no Km 10,5. O grupo que encontramos em Guabiraba, decidiu fazer o percurso por uma estrada que sai na BR 101 e, assim, desgarram, seguindo outro percurso. Abastecidos, voltamos pra casa sem quebras, quedas ou sitiuações que atrapalhassem nosso domingo de mais uma aventura do AquaBike.

Participaram pelo AquaBike: Amigão, Gundo, Negão, Almir, João, Reinaldo, Arthur, Junior e Teo.
Convidados: Sternowood, Cristiano, Lequinho, Sergio e Del
 
 Distância percorrida: 51,74 km
Tempo total da pedalada: 5:00:00
Tempo de pedal: 3:03:00
Vel máxima: 58,6 km/h
Vel média: 18 km/h
 
Até domingo, quando faremos o passeio pro Bar do Doido em Suape

Resenha: João Pirulito  Fotos: Gundo e João Pirulito

domingo, 24 de julho de 2011

Caminhada Medida Certa

Nós do AquaBike também estamos em busca da reprogramação do corpo que é melhorar os hábitos alimentares e colocar a atividade física diária, como rotina; por isso fomos participar do evento que a Rede Globo está promovendo, que é a Caminha Medida Certa que se iniciou na pracinha de Boa Viagem, às 7h, seguindo até a Padaria Boa Viagem, e depois retornando à pracinha.

A pontualidade está caindo no hábito dos Aquabikeiros; estávamos pontualmente às 7 h na Pracinha de Boa Viagem. Esse era o horário que começaria a caminhada; Eu, Rafinha, Valmir e Lelo Chegamos lá e encontramos a Rejane e Kassia que é a mãe do Rafa; pouco depois encontramos o Dr. João e Teo em lugar óbvio para um ciclista: a ciclovia. O Dr João e Teo estavam conversando com Aron, um amigo que falava de uma caminhada que ele e uns amigos promoviam vez por outra. Pouco antes do começo do evento, DR. João nos informou que estavam de passagem e que iriam para o Marco Zero.


Acompanhamos a caminhada, por sinal muito animada; encontramos algumas figuras engraçadas como o Lula e a Dilma tudo para manter a forma. Também vimos um ciclista que usava a bike como fosse uma prancha, "surfando" no asfalto (veja o vídeo). No final encontramos o Bigode, Edilson e mais dois membros do Pedal.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bike Fit a ciência do posicionamento do ciclista sobre a bicicleta

O ciclismo é um esporte em ascensão. Nos últimos anos pudemos presenciar um número cada vez maior de adeptos do esporte. Seja participando de corridas, viagens, audax, encontros, cicloturismo, mobilidade urbana ou simplesmente em seu passeio recreacional. Junto com esse crescimento os ciclistas passaram a dispor de um leque enorme de opções de bicicletas, componentes, equipamentos de segurança, revistas especializadas, treinadores e tantos outros produtos e serviços para facilitar a vida dos atletas.
Em países onde a cultura da bicicleta é enraizada, sempre foi muito comum realizar Bike Fit.Bike Fit consiste na ciência que estuda o posicionamento do ciclista sobre a bicicleta, de modo a ajustar o posicionamento da Bike para oferecer conforto e segurança ao atleta bem como aproveitar toda a energia aplicada no pedal para deslocar a bike com o menor esforço. Desde o mês de outubro de 2010 Uberlândia passou a contar com o “Estúdio Carlos Menezes de Bike FIT” que se equipara aos melhores centros de Bike Fit do Pais. Profissional credenciado pelo “Estúdio Marcelo Rocha de Bike Fit” o melhor estúdio de Bike Fit da America Latina. Nesses oito meses de atuação já foram realizados mais de 200 fits em atletas do Triangulo Mineiro, Sul de Minas, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Tocantis. Com equipamentos de ultima geração e conhecimento sempre atualizado por meio de cursos de aperfeiçoamento é possível aprimorar o ciclismo dos atletas do pais.Com certeza o Estúdio Carlos Menezes já se tornou uma referência regional e caminha para se destacar no ciclismo nacional.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Recife recebe a Caminhada Medida Certa no próximo dia 23 de julho

Evento é uma parceria do Sesi e da Rede Globo e dá continuidade ao quadro exibido no programa Fantástico


O Sesi, em parceria com a Rede Globo, realiza, no próximo dia 23 de julho, a Caminhada Medida Certa, dando continuidade ao quadro exibido no programa Fantástico.

A apresentadora Renata Ceribelli acompanhará os participantes durante os quatro quilômetros de caminhada. O percurso tem início na pracinha de Boa Viagem, às 7h, seguirá até a Padaria Boa Viagem, e depois retornará à pracinha.

Durante o evento, será feita a Avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e Medição da Circunferência Abdominal dos participantes. Os dados coletados na pesquisa serão divulgados no Fantástico do domingo (24).

domingo, 10 de julho de 2011

Passeio Bonança

Tínhamos programado para fazer uma trilha em Aldeia, mas o nosso Guia que seria João Pirulito avisou na sexta-feira que não poderia ir. Resolvemos dar um tiro para Bonança e tomar um café na Cabana de Taipa, e o nosso ponto de encontro foi o de sempre: Posto Federal do Curado II com saída às 7 horas.
Pensávamos que seria um passeio rapidinho que iríamos chegar na Casa de Taipa tomar um café e voltar para o Curado, mas não foi bem assim; quando estávamos chegando em Bonança o Almir sentiu uma tontura e já sabíamos que estava acontecendo: ele saiu sem se alimentar. Pedimos que ele relaxasse para depois continuar e assim que chegássemos em Bonança compraríamos um doce, para suprir a falta de açúcar. E assim fizemos, parando na Carne-de-Sol de Cachoeirinha, do nosso amigo, Seu Getúlio, onde compramos doces. Quando a tontura de Almir passou, tiramos a foto com o boi e prosseguimos.
Chegamos na Casa de Taipa tomamos aquele café e voltamos para o Curado. O sol estava castigando, já chegando próximo a entrada para Matriz da Luz paramos para ajudar um senhor que estava com problema no carro, fizemos um paliativo para ele poder prosseguir.
O AquaBike não pode ficar sem um bom banho, Gil sugeriu entrarmos em Duas Unas para refrescar. A trilha para Duas Unas estava com muita lama mais conseguimos chegar rápido; assim que chegamos o Gil deu um mergulho. Quando estávamos tomando banho chegou dois malucos e colocaram uma corda com um pedaço de madeira para podermos nos balançar e cair no rio, mas os malucos não só se balançavam eles também faziam acrobacias, coisa que o Gil ainda tentou imitá-los.

Colocamos o vídeo das acrobacias no youtube, esse é o link: http://www.youtube.com/watch?v=SrOeRPvr3bg
Participaram: Almir, Gundo, Gil, Iraquitan e Valmir
Distancia: 64 km
Vel. Media: 19,2 km/h
Vel. Max: 51,9 km/h
Tempo total da pedalada: 3:20:00
Tempo total do passeio: 5:00:00
Resenha: Gundo, Edição: João Pirulito, Fotos: Almir e Gundo
Domingo – 17/07/2011, Trilha para Aldeia

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trilha Cova de Onça, Manassu e Engenho Camaçari.

Tínhamos muitas dúvidas se essa trilha iria rolar por causa do tempo MAS, com chuva ou sem chuva, ela iria ACONTECER. O ponto de encontro como de costume era o Posto Federal do Curado II, ao lado da UPA, com a saída às 7 hs. Tinham confirmado 11 bikeiros; compareceram 14 e todos pontualmente. O grupo de loucos estava formado para mais uma trilha cheia de aventuras.
O nosso objetivo era chegar na Sede do AquaBike, que fica no Engenho Camaçari, sem pegar a BR 232, só por trilhas que ficam dentro de Cova de Onça, Manassu e Engenho Camaçari.
Em Cova de Onça correu tudo bem, é uma trilha leve só que a última ladeira é muito alta que precisa de força e técnica mas, chegamos lá.
Desse ponto, começa a trilha para Manassu, que é uma trilha com muita dificuldade por causa das chuvas que castigaram o terreno. São umas ladeiras muito escorregadias, mesmo com essa dificuldade não tivemos quedas.
Nesse trecho a bike do Itamar quebrou, fizemos um paliativo, mas o Reinaldo que estava com um compromisso trocou a bike com o Itamar e retornou para o Curado. Junto com o Reinaldo o Erik, que recentemente é morador do Curado, retornou também e o grupo ficou reduzido a 12. Ainda em Manassu, os pneus de Rogério da Bike Norte e o de Lost furaram e o interessante É que foi praticamente na mesma hora.
Já era 11 horas todos estavam com fome e perguntando se já estava perto, quando começamos avistar os canaviais; era o sinal que o Engenho de Camaçari, a Sede do AquaBike e, junto com tudo isso, a maravilhosa comida de Dona Tó, estavam logo ali. ao chegarmos notamos a preocupação dela com nossa demora, e a comida, como sempre, estava de primeira. Os visitantes que nunca tinham provado aquele banquete, ficaram babando, devoraram tudo e, claro, prometeram voltar, também por conta do atendimento e do preço, que são ótimos.
Participaram desta trilha: Pelo AquaBike – Gundo, Valmir, Almir, Reinaldo, Itamar e Gil
 Visitantes: Rogério e Junior da Bike Norte, Eduardo Junior, Del, Erik, Stenurwood e Sergio Bandeira.
Não podia esquecer de agradecer ao Sergio Bandeira pela a camisa da Odisséia.
Muito obrigado!
O AquaBike espera que todos tenham gostado, a presença de vocês é importante para nós!
Distancia: 30 km só de trilha e 10 da BR 232
Vel. Media: 13,3 km/h
Vel. Max: 51,3 km/h
Tempo total de pedalada: 03:04:00 h
Tempo total do passeio: 06:30:00 h
Resenha: Gundo, Edição: João, Fotos: Gundo, Valmir, Junior e Rogério