sábado, 31 de dezembro de 2011

Trilha dos Sem Família

Fechamos o ano com chave de ouro, a trilha dos sem família foi um sucesso como esperava. Mas não poderia ser ao contrario com tantas pessoas boas nesse grupo que foi construído durante o ano que se tornou uma família.
Não importava se era PERNAMBUCO IMORTAL, AQUABIKE, CORUJAQUEIRA, MARÉ BIKE, RACE BIKE ou outro grupo o que estava importando era a energia positiva. Um abraço a todos e 2012 tem mais e muito mais.

Valeu Pernambuco Imortal pela iniciativa essa trilha foi show!!!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Retrospectiva AquaBike 2011

Esse ano de 2011 foi de muitas conquistas e superações.
Iniciamos com um passeio para a Bica do Ferrugem em Gaibu, tendo o apoio do pessoal do Pedal; a abertura oficial foi em 31 de janeiro com destino a nossa Sede, com um belo café da manhã na Padaria do João (Mary Malta Bolos Finos).
 No final de fevereiro descobrimos um paraíso: GURJAÚ; um lugar lindo, com um lago esverdeado, de fazer qualquer um ficar de boca aberta. Pena que o homem gosta de destruir. Tinha lixo para todos os lados e não poderíamos deixar assim. Fizemos um mutirão e recolhemos todo o lixo, que deu para encher 2 sacos grandes.
Tínhamos que mudar a rotina dos passeios ou das trilhas, todos os domingos ou sábados pela manhã, precisávamos inventar alguma coisa diferente; que tal Xaréu saindo às 16:00 hs de Piedade? MUITO MASSA!!! Foi um sucesso; um passeio cheio de charme com a lua cheia só nos filmando, o Pastel do Xaréu de Dona Virna no pit stop e, no final, aquele cheiro de flores pela ciclovia do Paiva. Mas não pararia por ai; precisávamos de uma aventura, alguma coisa mais radical. Surgia a idéia de uma trilha a noite, aonde? Como seria? Qual seria o nome da trilha? Que tal TRILHA DO LOBISOMEM? O destino?  Engenho Camaçari – Sede do AquaBike. 
E assim fomos em 13/08 num sábado de lua cheia - não tinha data melhor. Não contamos com o tempo nublado e com pequenas pancadas de chuvas. Zebrou a trilha? Zebrou nada, foi um sucesso com chuva e tudo, os malucos compareceram; vieram 31 pessoas, e quem não foi se arrependeu. Surgiu até uma lista de espera para a próxima. 
A Trilha do Lobisomem voltou e com o nome de TRILHA DO LOBISOMEM (O CLONE) e foi um sucesso maior ainda, pois além da lua cheia, era véspera de feriado: 11/10; participaram 111 bikers... sem comentários.
O Aqua foi para o norte, sul, leste e oeste. Chegamos a pedalar uma distância de 130 km, em um passeio que o Bigode organizou, para as Termas de Salgadinho. Sem contar com os eventos que participamos como:
 o Bloco do Ciclista, Pedalando pela Paz, Medida Certa e o Passeio da Rede Globo.
E para fechar com chave de ouro, na nossa confraternização de fim de ano, doamos 2 cadeiras de rodas e 10 pacotes de fraldas geriátricas, ao Abrigo Cristo Redentor, no Curado I. Toda essa ação, não seria possível sem o apoio das seguintes empresas: TECJUR, CABANA DE TAIPA, GRUPO GARDIÕES, RACE GROUP, LOJAS DK, ATELIER TIÇA PROTA, CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS DR. JOÃO CAJUEIRO e DR.RICARDO CALUMBY, MARY MALTA BOLOS FINOS e Sr. VAVA.
Não poderíamos esquecer das conquistas mais importantes que conseguimos que foram os novos amigos e as parcerias com outros grupos. Sem vocês não seriamos nada, nada, nada mesmo. 
Algumas pessoas contribuíram para esse sucesso e não poderíamos esquecer-nos de citar:
SÉRGIO FALCONE, SÉRGIO HAZIN, SÉRGIO BANDEIRA, MIRIAM SONODA, NIARA, LUIZ, NIEGE MELO, TIÇA PROTA, GIL e ROBERTA DO APS, MELANIO DO MARÉ BIKERS e agora, no final de ano, ANA LUIZA e SÍLVIO DO CORUJAQUEIRA.

Parcerias com os grupos: MARCHALENTA, RACE BIKE, SANDS BIKE, ELITE BIKERS, APS, MARÉ BIKERS, CORUJAQUEIRA, AMIGOS DE BIKE DE OLINDA, PEDAL CLUBE e BIGODE'S PEDAL.
Essa é a verdadeira conquista, a amizade de vocês!!!
2012 já esta chegando e já programamos novas trilhas e passeios, alguns com percursos inéditos e outros em horários nunca feitos. 
Aguardem!!!!

Um forte abraço a todos.
AquaBike Aventuras.











quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tributo ao Amigo Léo

Hoje faz vinte e três dias que nosso amigo e parceiro Léo se foi. Um homem muito polêmico, torcedor da Federação Pernambucana.
Homem de várias tribos
Com visão de empreendedor
Mesmo com pouco estudo que tinha
Vislumbrou a sua melhoria
Soube com inteligência conquistar grandes amigos em toda a sua vida
Amado pelos amigos, e a esses dizia: “Temos que celebrar esse momento ele é único”... Esses amigos, hoje, sentem-se órfãos...
Invejado pelos inimigos que aqui fez
Esse homem foi um memorável pai, avó, irmão e grande companheiro das pedaladas e a sua lembrança ficará para sempre entre nós....
Realizou muito sonhos, entre eles o grande sonho de infância “comprou sua primeira bike aos 57 anos e teve o grande prazer de pedalar em vários grupos: “O Ciclo Adventure (levado por amigos), o Curujaqueira (grupo do coração), Proaventura (o grupo da vibração), o Maré Bikers (o grupo do seu perfil o qual era patrocinador), o AquaBike (mais recente) e o APS (HÁ O APS...).
Homem de poucas palavras, mas de grandes atitudes renasceu e morreu na bike (uma das coisas que mais gostava de fazer...”tenho que ir, ta todo mundo mim esperando lá”....)
É muito triste vê seu amigo partir... mas é chegada a hora, infelizmente, algumas pessoas tão queridas não se encontram ao alcance do nosso abraço.
Podes não estar fisicamente presente, mas estais aqui
A lágrima da saudade é inevitável...mais o essencial é invispivel aos olhos...
NÃO O ESQUECEREMOS JAMAIS!!!!!!!!!!!!!!!
Niége Melo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pedalando para Cachoeira do Urubu com Bigode

Pedalando com Bigode sempre é um prazer, o inicio do passeio estava marcado para às 5:00 hs da Praça da Jaqueira alguns participantes resolverão pegar o grupo durante o trajeto como na Imbiribeira, Aeroporto e a na Coca-Cola de Prazeres. Nós do Aqua estávamos no Aeroporto, +/- às 5:40 hs o grupo nos pegou, rapidamente nos juntamos ao grupo. O grupo do Bigode tem muitos participantes que fazem parti do Pedal Clube que é um grupo muito experiente isso significava que seria um passeio de auto nível começando com a media de velocidade que era de 22 km/h.
Agora vamos falar um pouco para aonde fomos:
A cidade de Primavera era antes conhecida como Caracituba. Por volta de 1943, tornou-se município autônomo, com a denominação de Primavera, em face da Lei estadual nº 4.984, de 20 de Dezembro de 1963.
Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede. O padroeiro da cidade é Santo Antônio. 

Origem do Município
O fundador da cidade de Primavera foi o Capitão Antônio Lima Ribeiro, proprietário do Engenho Primavera, tendo como origem principal a criação de uma feira, concedida através de um alvará da Câmara de Vereadores de Escada no ano de 1886. O Engenho Primavera era produtor de aguardente e recebia os comboios de compradores de aguardente, que sempre tinham de ficar alojados esperando serem atendidos. Por isso começaram a construção de barracas que vendiam gêneros alimentícios, assim foi crescendo, trazendo o aparecimento de casas comerciais e de habitação, formando um povoado, sendo depois elevada a vila, isto em setembro de 1890.
Pequeno Histórico
O primeiro prefeito nomeado foi José Cânejo Filho e o primeiro Prefeito eleito foi o Senhor Herotildes Pereira de Lira, em 25 de abril de 1965 e empossado em 25 de maio de 1965.
A igreja foi construída em pelo Capitão Lima Ribeiro, sendo celebrada a primeira missa no dia 13 de junho de 1888, pelo Vigário Francisco da Cunha Pedrosa, pároco da freguesia de Escada.
O primeiro vigário da igreja foi o Padre José Leão Lanfermann.
Emancipação da Cidade
Pela Lei Estadual Nº 4.984 no dia 20 de dezembro de 1963, foi criado o Município de Primavera separado do Município de Amaraji, ficando a Vila de Primavera elevada à categoria de Cidade.
Gentílico
Primaverense 
Significado do Nome 
A origem do seu nome vem do antigo Engenho Primavera. O engenho pertencia ao capitão Lima Ribeiro e ao redor foram surgindo barracas e casas iniciando assim o povoamento do local.
 Aniversário da Cidade
20 de Dezembro
  CARACTERÍSTICAS
A indústria de transformação é a maior atividade onde a alimentar (açúcar) é o principal gênero. A agropecuária é a segunda maior atividade, sendo o principal produto a cana-de-açúcar.
Clima 
Tropical úmido com verão seco
Temperatura Média
28º C 
 COMO CHEGAR
Localização
Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.
Limites
Ao norte com Pombos e Chã Grande, ao sul com Ribeirão, a leste com Escada e Vitória de Santo Antão e a oeste com Amaraji.
Acesso Rodoviário
PE-63 e BR-101 (via Escada).
Distâncias
97 km da Capital.
 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Cachoeira do Urubu
Com 77 metros de queda dágua, a paisagem é deslumbrante. 
Os moradores mais antigos de Primavera contam que a cachoeira ganhou esse nome por ser o local de desova e acasalamento de urubus. Ainda hoje, é possível avistar de longe dezenas de pássaros sobrevoando a região. No período de chuvas, a quantidade de água aumenta, tornando o banho ainda melhor. 
Para orientar as cerca de 3 mil pessoas que visitam a cachoeira durante os fins de semana, o local conta com salva-vidas e pessoas treinadas para tirar todas as dúvidas dos turistas sobre os pontos apropriados para banho. 
O local também conta com um parque ecoturístico, que dispõe de quatro piscinas naturais, abastecidas pelas várias nascentes existentes na região que mantêm a água sempre renovada. O parque possui ainda diversos bares que oferecem comidas e petiscos regionais com preços acessíveis. 


Informações:
Distancia: 94,73 km
Vel. Media: 22,1 km/h
Vel. Max: 52,3 km/h
Tempo do Passeio: 04:16:00
Tempo do Passeio: 10:00:00

Resenha: Gundo  Fotos: Stnurwood


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Passeio Noturno Styllus/Corujaqueira

Retornamos aos nossos passeios noturnos, nesta terça-feira participamos do Styllus Adventure, ou melhor, iniciamos no Styllus, mas terminamos no Corujaqueira. A nossa saída foi do Posto Federal ao lado da UPA do Curado II, do posto saiu Eu (Gundo), Almir, Gil, Henrique e Jailson com destino a Cidade Universitária para pegar mais 4 loucos: Rodrigo e o Leo e mais 2 amigos dele. Foi um passeio para rever velhos amigos como o Rodrigo que morava no Curado e agora mora na Caxanga e conquista novos amigos.
Iniciamos o passeio com Styllus na AV. 17 DE AGOSTO - PRAÇA DA ANTIGA PIZZA HURT com destino a Jardim Atlântico, quando chegamos ao destino ficamos sabendo que o Corujaqueira estava na Sé, a Niara teve uma ótima idéia vamos desgarra e nos encontrar com Coru. Deu tudo certo quando subimos a ladeira (A LADEIRINHA) encontramos com o Corujaqueira descendo nos juntamos a eles e retornamos a Jaqueira. Novamente quando estávamos perto do Bugaloo desgarramos, agora com o destino para CONFRARIA DO SANDUBA que fica na Torre, fizemos um lanche, batemos um papo descontraído sobre o passeio, o nosso pessoal adorou e combinamos que estaremos de volta na terça-feira.
Desta vez será no Pedal Clube que sai do Bugaloo as 20:00 hs em ponto
Informações:
Distancia: 69 km
Media:
Max:
Tempo do pedal:
Tempo do Passeio: 05:00:00
Resenha: Gundo  Fotos: Niara

domingo, 11 de dezembro de 2011

Passeio de Ultima Hora - Xareú

Um passeio cheio de charme!
A idéia surgiu de convite que o João Pirulito tinha feito a Niege há muito tempo atrás. O ponto de encontro foi na casa do Pirulito com saída às 16:00 hs. A idéia do passeio era descontrair, fazer novos amigos, conquistar velhos amigos, comer aquele pastel em Xareú e não poderíamos esquecer da lua.
 Era noite de lua cheia, a lua estava escondida atrás das nuvens timidamente ela foi amostrando a sua beleza, ficou mais linda quando vimos o reflexo dela no mar. FIQUE SÓ NA IMAGINAÇÃO!!!

Aguardem que em janeiro teremos uma trilha noturna e vocês poderão admirar tudo isso e mais um pouquinho 




quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

2º Passeio Ciclístico "Conheça Recife Pedalando"


Depois do grande público que compareceu na primeira edição do “Conheça o Recife Pedalando”, em novembro, a Secretaria de Turismo do Recife realiza o segundo passeio ciclístico com viés turístico da cidade. Dessa vez, os ciclistas irão percorrer os bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Monteiro, Apipucos e Dois Irmãos. 

A concentração será a partir das 8h, no Sítio Trindade, no domingo (18/12).

O “Conheça o Recife Pedalando” terá um trajeto de aproximadamente 10 km.  Durante todo o percurso, guias de turismo a bordo de uma frevioca vão contar as curiosidades e histórias destes bairros e dos seus pontos turísticos. “Na primeira edição do passeio, mais de 300 ciclistas compareceram ao Bairro do Recife para promover a prática da atividade física aliada ao conhecimento da cidade”.

É necessária inscrição prévia através do telefone 81 3355.8847. Para participar, basta levar um pacote ou uma lata de leite, que serão doados a Igreja de Casa Forte.

Contamos com sua presença!

Atenciosamente,

Equipe do Conheça o Recife Pedalando 

domingo, 4 de dezembro de 2011

Manutenção da Bike

Antes de tudo precisamos conhecer as partes que compõem uma bicicleta de mountain bike. O exemplo abaixo se trata de uma bicicleta de "downhill", ou seja, é uma bicicleta voltada apenas para descidas, assim, é dotada de um número maior de peças móveis devido a presença da suspensão traseira. Mas, tirando a suspensão traseira, as partes ilustradas são, de maneira geral, integrantes de qualquer mountain bike.



1. Passadores e Manetes de Freio 
2. Guidão
3. Mesa / Avanço
4. Quadro
5. Canote
6. Selim
7. Suspensão Dianteira
8. Suspensão Traseira
9. Câmbio Traseiro
10. Câmbio Dianteiro
11. Eixos
12. Catraca / Roda Livre
13. Eixo Central
14. Pedivela
15. Pneu
16. Aro
17. Raios



Para termos segurança em uma trilha precisamos ter confiança em nosso equipamento, saber que todas a peças e conjuntos mecânicos estão em perfeito estado, para isso precisamos fazer uma manutenção rotineira em nossa bicicleta. Podemos dividir a manutenção da bike em três partes: limpeza, ajuste e lubrificação.

Limpeza: Deveremos lavar a bicicleta toda com água e sabão neutro, mas tomando cuidado para não usar jatos d'água próximos aos eixos (central e das rodas), pois pode penetrar água e acabar por estragar sua lubrificação interna. Nestes pontos devemos usar um escovinha ou um pincél para retirar os resíduos. É na limpeza também que podemos detectar problemas como rachaduras e amassados. 

Ajuste: É a parte em que devemos fazer pequenas regulagens no equipamento para um melhor funcionamento. A bicicleta com o tempo sofre um desgaste natural, que faz com que suas partes móveis cedam e passem a não funcionar direito, tais como: freios, câmbios e suspensão. Freios e câmbios são acionados por cabos (tirando os freios hidráulicos), logo eles acabam cedendo e ficando frouxos, devendo assim ser reapertados e regulados no ponto certo, no caso dos freios ainda há o desgaste das sapatas. 

Lubrificação: A lubrificação deve ser feita na transmissão (câmbios, passadores, corrente, catraca e pedivela), nos freios (manetes e eixos) e nos movimentos por esferas (eixos das rodas, eixo central e caixa de direção), sendo que, este último, necessário um pouco de experiência para desmontar e remontar suas peças. Na trasmissão e nos freios deve ser utilizado um óleo fino (baixa viscosidade) como os da Shimano ou da Finish Line, podendo ser usado também óleo de máquina de costura (Singer). Já nos movimentos por esfera deve ser aplicado graxa do tipo MC2.

Parte a parte

Pneus e Câmaras-de-Ar: Devemos deixar sempre a câmara-de- ar na pressão correta, pois mesmo as melhores câmaras-de-ar não são completamente vedadas devido às microporosidades da borracha. A pressão certa varia de pneu para pneu, mas fica em torno de 35 PSI para trilha e 50 PSI para asfalto, isso evita de acontecer os chamados "snake bites" que são furos duplos causados pelo esmagamento do pneu entre um obstáculo e o aro da bicicleta. Regularmente verifique o pneu contra o aparecimento de rachaduras, desgaste, cortes e esfolados, pois se o pneu estourar durante uma descida, por exemplo, pode causar um sério acidente.

Eixos: Devem estar sempre em boas condições, pois depende dele a livre rolagem da roda e do pedivela. Devem ser lubrificados com graxa, mas para isso é preciso desmontá-los, o que deve ser feito apenas por ciclistas experientes, ou por um mecânico especializado. São fixados ao quadro por blocagens (ou saque-rápido), para facilitar a sua retirada, devendo portanto ser colocados na mesma posição, para que a roda não fique agarrando na sapata do freio.

Aros e Raios: Os aros são importantes porque também fazem parte do sistema de freios da bicicleta. Regular freios com aros empenados é uma tarefa impossível, devendo o aro ser desempenado ou trocado, dependendo da avaria, podendo ser feito o desempeno numa loja especializada. Devemos verificar o estado do aro à procura de amassados e rachaduras, principalmente na emenda. Se começarmos a sentir uma trepidação na bicicleta, é porque os raios estão desregulados, ficando a roda "ovalizada". Para sanar este problema devemos apertar ou soltar os "niples" que é a fixação do raio com o aro.

Freios: Com o uso as sapatas do freio vão se desgastando, ficando o sistema com muita folga. A solução é soltar mais os parafusos de regulagens dos manetes de freio, ou, se a folga é muito grande, soltar o parafuso da sapata e aproximá-la do aro, tornando a apertar o parafuso novamente. Tome o cuidado de deixar as sapata paralelas ao aro, se não há a possibilidade de quando for acionado o freio, a sapata pegar no pneu, provocando um rasgo e a perda do pneu. 

Transmissão: A transmissão deve ser limpa e lubrificada após cada trilha, devendo os detritos ser retirados com querosene e uma escovinha. Depois é só colocar um óleo de baixa viscosidade. Não use graxa pois nela grudam muita poeira e terra, e também não use óleo desengripante como o WD-40 pois evapora rapidamente, deixando a corrente seca. Lembre-se, utilize o óleo com moderação, retirando sempre os excessos.

Guidão: Peça geralmente de alumínio (material sujeito à fadiga) que sustenta parte do peso do ciclista, devendo a vir ser trocado regularmente, pois há risco de quebra. Se você faz trilha toda semana, é melhor que fazê-lo uma vez por ano. Pode ser de alumínio ou de titânio, sendo este último mais resistente.