quarta-feira, 28 de março de 2012

::BICICLETADA DE MARÇO - A BICICLETADA GENÉRICA!

A Bicicletada é um movimento onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos são: divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e chamar a atenção da população para este meio de transporte ecológico e sustentável.
A bicicleta é um meio de transporte viável, rápido, saudável e prazeroso. Junte-se a nós e ganhe um prêmio aderindo ao movimento: QUALIDADE DE VIDA!
A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, uma "coincidência organizada", onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
Sexta (30) tem BICICLETADA RECIFE!E esse mês a intenção é destacar o quanto a bicicletada é feita por todo mundo e pra todo mundo. Sem distinção de cor, raça, gênero ou classe social.O que vale mesmo é a união de todos por uma cidade mais humana, formada por pessoas que compartilham e se respeitam.

Vamos pedalar juntos e encher a cidade de + AMOR!

É GENÉRICA, É PRA TODO MUNDO!
Participe.





quarta-feira, 21 de março de 2012

Morte de jornalista em acidente gera comoção nas redes sociais

A morte da jornalista alagoana Márcia Shoo, ocorrida na tarde deste domingo (18) após um acidente com um caminhão, provocou comoção nas redes sociais. Centenas de recados e mensagens no Facebook e no Twitter homenageiam Márcia, que também era atriz. Ela participava de uma trilha com um grupo de ciclistas quando foi atropelada por um caminhão de usina, carregado de cana-de-açúcar, em uma rodovia de São Luiz do Quitunde.
O corpo foi velado durante todo o dia no Cemitério Parque das Flores e será sepultado às 16h. Márcia era participante ativa de movimentos culturais e defendia o uso da bicicleta como alternativa de transporte mais barata, mais saudável e menos poluente.
O acidente

Um grande vacilo de Marcinha, fica como exemplo para todos nós e principalmente os que gostam de mais aventura além de simplesmente andar de bike na via urbana ou onde quer que seja. (Rogério L.)

Segundo amigos que participavam da trilha de bicicleta em São Luiz do Quitunde, neste domingo (18), Márcia segurou na lateral do caminhão durante a subida de uma ladeira. Ao soltar o veículo, a jornalista se desequilibrou e acabou caindo entre as rodas da carroceria. O motorista arrancou e fugiu do local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, já que Márcia ainda respirava. Porém, a vítima não resistiu e morreu antes da chegada da ambulância.

terça-feira, 20 de março de 2012

Dores no peito podem ter origem no coração, estômago ou pulmão

Infarto é a maior causa de mortes no mundo e a segunda no Brasil.
Por isso, é importante saber reconhecer os sinais e ir ao médico rápido.

O infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes em todo o mundo e a segunda no Brasil. A incidência em homens abaixo de 40 anos é maior que entre as mulheres.
As dores no peito, porém, podem ter diferentes origens: no sistema cardiovascular (infarto), digestivo (refluxo, gases, gastrite ou úlcera) ou respiratório (embolia pulmonar).
Também podem apresentar causas musculares ou fundo psicológico/psiquiátrico (transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico).
Por isso, é importante não confundir esses sintomas e, na dúvida, sempre procurar um médico. Essa foi a principal recomendação do cardiologista Roberto Kalil e do cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, ambos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Um mal súbito pode ser muito grave também em pessoas jovens, segundo Kalil. E a diferença entre a vida e a morte depende de socorro imediato, razão pela qual é sempre bom ter em mente o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192.
Segundo estudos americanos, de 5% a 15% dos pacientes atendidos com dor torácica nas salas de emergência apresentam infarto agudo do miocárdio. E entre 2% a 3% dos indivíduos que sofrem um infarto acabam sendo liberados da sala de emergência por não receberem o diagnóstico correto.
No país, as doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, respondem por 72% dos óbitos. Em 2008, foram 94.912 mortes por doenças isquêmicas do coração (categoria em que se encaixa o infarto).

Sinais clássicos do infarto
- Palidez
- Suor
- Aperto, desconforto ou queimação no peito
- Formigamento nos ombros
- Vômito
- Cansaço e falta de ar
- Náusea
Outros sintomas de dor
- No estômago
- Nas costas
- Nos braços
- Na mandíbula (parte inferior) ou no maxilar (superior)
- No pescoço
- E até ausência de dor, no caso dos diabéticos
Se tomar um antiácido ou ficar ereto melhorar a dor, há grande possibilidade de não ser infarto.
Como evitar
- Controle o peso, o estresse, a glicose (diabetes) e o sal (hipertensão)
- Tenha uma alimentação saudável
- Faça atividade física
- Não fume
- Se precisar, tome medicamentos corretamente

Aprendi com o Bem Estar
O engenheiro Antônio Carlos Rezende, do Rio de Janeiro, escreveu para o programa e contou que as informações que viu na Globo contribuíram para o atendimento médico dele. No dia 28 de setembro, acordou com uma dor forte e pensou que eram gases.
A sogra, dona Maria, ouviu as queixas de Antônio e ficou desconfiada. A mulher o levou para o hospital, e a equipe médica suspeitou de algo mais sério. E era mesmo um princípio de infarto, que não teve consequências mais graves por causa da agilidade na busca por socorro e no atendimento.
Em casos de parada cardíaca, enquanto a ambulância está a caminho, o procedimento correto a fazer é a massagem cardíaca, com compressões fortes e ritmadas (100 por minuto, afundando o peito cerca de 5 cm).

Fonte: Bem Estar

quinta-feira, 15 de março de 2012

Passeio Urbano Noturno para Chã de Cruz.

Todas as terças-feiras como é de costume um grupo de amigos que é formado pelos grupos: AquaBike, Race Bike, Guará Bike e Loucos por Bike se reúnem para pedalar podem ser um simples passeio ou uma trilha noturna, mas normalmente não tem nada de simples, as cabeças pensantes destes grupos estão arrumando cada roteiro de ficar de boca aberta.
Desta vez o Jailson sugeriu Aldeia – Chã de Cruz, de inicio parecia mais um passeio urbano como qualquer um, asfalto, asfalto, ladeira, acostamento...... Depois +/- do km 17 de Aldeia a mata começa a cobrir o asfalto, mas é cobrir fazendo um túnel, começa ficar sem iluminação agora dependemos totalmente das lanternas parecíamos que estávamos em outro mundo, um mundo mágico que você só via alguns pontos vermelhos isso para quem estava atrás para quem estava na frente veriam alguns pontos brancos e se o ultimo olhasse para trás não iria ver nada, vocês sabem o que é nada, era nada mesmo, parecia que nos acompanhava um fundo preto o tempo todo foi +/- 3 km só de muita aventura. Na volta tivemos um toque especial da lua surgindo entre as arvores, vocês não tem idéia de como estava lindo!
Jailson o seu roteiro foi show de bola, voltaremos a fazê-lo com a lua cheia é claro para dá mais um toque mágico nessa aventura. E aos outros grupos recomendamos esse roteiro.
Nós do AquaBike, Race Bike, Guará Bike e Loucos por Bike queremos convidar vocês para participar dessas aventuras que estamos realizando nas terça-feira, saia da rotina.
Informações:
Distancia: 71 km
Vel. Media: 21 km/h
Vel. Max: 53 km/h
Tempo total do passeio: 3:00:00
Resenha: Gundo        Fotos: Jailson

segunda-feira, 12 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DE OLINDA E RECIFE - CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Foral é certidão de nascimento de Recife e Olinda
Documento escrito por Duarte Coelho, primeiro donatário da região, especificava doações de terras e finalidades; na época, Recife era um porto de Olinda

Quem nasce, deve ganhar logo uma certidão de nascimento. Foi assim com a cidade de Olinda, que nesta quinta-feira (12) comemora 477 anos de fundação. A certidão de nascimento da cidade é um documento chamado foral. Ele também serviu para definir a data de aniversário do Recife, que no mesmo dia faz 475 anos.
O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano guarda heranças importantes do Estado. Entre móveis, objetos e documentos que lembram o passado está uma preciosidade: o foral.
A data 12 de março de 1537 serviu de base para definir o dia do aniversário da cidade que é uma das mais antigas do país. A pesquisadora Valéria Maria Agra é arquiteta e há 20 anos estuda o documento. Ela mapeou as sete cópias do foral, que estão guardados em arquivos no Brasil e em Portugal.
Ela explica que o documento mais antigo de Olinda tinha uma função. “Essa carta era a nomeação feita pelo primeiro donatário de Olinda, Duarte Coelho”, diz. “Era uma espécie de plano de doação da área, que dizia a destinação dos terrenos – se eram para residência ou comércio, por exemplo”.
Graças a este documento amarelado pelo tempo Olinda e Recife comemoram nesta quinta-feira os seus aniversários. “O foral faz menção no texto ao Recife
Fonte: pe360graus.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ciclistas reúnem-se no Recife para manifestação contra atropelamentos

Protesto é nacional e acontece em várias cidades brasileiras, nesta terça.
Grupo lembra mortes de ciclistas em SP, DF e PA, na semana passada.

Uma manifestação que acontece em várias capitais brasileiras, nesta terça-feira (06), tem também sua edição no Recife: cerca de cem cicloativistas, como se definem, se reuniram na Praça do Derby, área central da capital, para lembrar as mortes de ciclistas que aconteceram na semana passada - em São Paulo, Brasília e no Pará.
Ciclistas reúnem-se na Praça do Derby, no Recife, para protesto contra atropelamento de ciclistas (Foto: Luna Markman / G1)
O protesto é organizado pelo grupo Bicicletada Recife. Lúcio Flausino, um dos organizadores, dá nota cinco à capital pernambucana em termos de infraestrutura para ciclistas. "A estrutura é mínima e desconectada, além de não ter projetos interessantes para o deslocamento diário", critica.
saiba mais
O empresário Silvo Monte andava de bicicleta quando foi atropelado, uma semana antes do Natal de 2011, na via local da Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais movimentadas do município. "Felizmente, os danos foram apenas materiais, não fiquei ferido. Mas isso mostra que falta ainda muito respeito dos motoristas", falou.

Há três anos, o Bicicletada Recife, que tem 500 seguidores no Facebook, reúne ciclistas para um passeio na última sexta-feira do mês.
Silvio Monte foi atropelado no final do ano passado e resolveu participar da Bicicletada Recife para pedir mais respeito aos ciclistas (Foto: Luna Markman / G1)
O grupo partiu da Praça do Derby por volta das 20h. No cruzamento das avenidas Agamenon Magalhães e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, várias pessoas deitaram-se no chão para lembrar os ciclistas que morrem atropelados no trânsito.
Ciclistas deitam-se no chão em sinal de protesto contra os atropelamentos (Foto: Luna Markman/G1)

Fonte: G1

domingo, 4 de março de 2012

Vamos todos abraçarem essa causa, Não podemos ficar de braços cruzados!

Internautas organizam bicicletada para protestar contra mortes
Ciclistas de 12 cidades pretendem sair às ruas na próxima terça-feira (6) para protestar contra a morte de três pessoas atropeladas na última sexta-feira (2) no Brasil. Além da bióloga Juliana Dias, 33 anos, que morreu após ser atropelada por um ônibus quando trafegava pela avenida Paulista, em São Paulo, pelo menos outros dois ciclistas morreram na semana passada, um deles em Brasília (DF) e outro em Belém (PA).
A Bicicletada Nacional é organizada pelas redes sociais - como Facebook e Twitter -, e o objetivo dos organizadores é promover um ato em solidariedade às vítimas em horários praticamente simultâneos nas seguintes cidades: em Aracaju (a partir das 20h, no Mirante da Treze de Julho); em Brasília (às 19h, na praça das Bicicletas, próxima ao Museu Nacional; em Curitiba (às 19h, no pátio da Reitoria da UFPR); em Maringá (às 19h, na praça da Catedral); em Florianópolis (às 19h, Skate Park Trindade); em Manaus (a partir das 19h30, no parque dos Bilhares); em Porto Alegre (as 19h, Largo Zumbi dos Palmares); em Caxias do Sul (às 19h, em frente a Prefeitura Municipal); em Recife (às 19h, na praça do Derby); no Rio de Janeiro (às 18h30, na Cinelândia); e em Salvador (às 19h, Largo da Mariquita).

Ciclistas protestam contra morte na avenida Paulista

Mulher em bicicleta morreu após ser atropelada por um ônibus na avenida Paulista, em São Paulo

Ciclistas e cicloativistas paulistanos realizaram protesto nesta sexta-feira à noite na avenida Paulista, local onde mais uma ciclista foi morta ao ser atropelada por um ônibus nesta sexta-feira (02) em São Paulo.
A ciclista Juliana Ingrid Dias, 33, era bióloga do Hospital Sírio-Libanês. Segundo o hospital, ela exercia função de analista de laboratório no Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical. O hospital disse, em nota, que "a direção, funcionários e amigos compartilham com a família o pesar pelo seu falecimento."
"Infelizmente precisa morrer gente para todos perceberem o desrespeito que há com o ciclista", lamentou Maurício Longuini, de 34 anos, um dos 1.500 ciclistas que fizeram o protesto.
"O motorista profissional é nosso pior inimigo. Taxistas e motoristas de ônibus são os que mais desrespeitam ciclistas. Como eles estão trabalhando, acham que pode tudo", afirmou o cicloativista William Silva. Segundo ele, em São Paulo há cerca de 7 mil cicloativistas, que não encontram espaços nas ruas da cidade. "A Paulista é uma das vias de risco máximo ao ciclista, assim como a 23 de Março".
Fonte: Ig- Ultimo Segundo