domingo, 22 de março de 2015

Trilhada da Consciência 21/03/2015

Convidei o Grupo Maré para fazer uma trilha aqui em nosso quintal, mas o objetivo principal era fazer a divulgação do descaso que a COMPESA faz em relação aos vazamentos que existem a mais de um ano. Já foi comunicado a COMPESA e as providencias que estão sendo tomada é muito lenta chega o ponto de eles tirarem um vazamento e aparecer vários.
Veja o texto que o Alexandre Carvalho – O Aguia postou no FACE:
Hoje, num desses passeios por trilhas, nos deparamos com uma tubulação da COMPESA totalmente comprometida em alguns trechos. De que adianta a população de todo um bairro, de toda uma cidade ou cidades, abastecida pelo Sistema Pirapama se sacrificar, poupar água?
Muitas vezes se sujeitar a rodízios esporádicos e contas perenes, se os responsáveis, só fazem obra de fachada. Vejam por vocês mesmos o desperdício de água tratada, note que não é uma água barata Essa mesma que deveria ir para sua casa, empresa ou hospitais sendo jogada na mata. Influenciando, inclusive, ecossistema da região. São diversos pontos de vazamento. Veja para onde vai o dinheiro do seu imposto: para remendos malfeitos e reparos inexistentes. Para contas salgadas de água doce ausente.
Então fica a pergunta: Por que devo me sacrificar?
Agora vamos falar de coisa boa!
ass=MsoNormal>Hoje, num desses passeios por trilhas, nos deparamos com uma tubulação da COMPESA totalmente comprometida em alguns trechos. De que adianta a população de todo um bairro, de toda uma cidade ou cidades, abastecida pelo Sistema Pirapama se sacrificar, poupar água?

Muitas vezes se sujeitar a rodízios esporádicos e contas perenes, se os responsáveis, só fazem obra de fachada. Vejam por vocês mesmos o desperdício de água tratada, note que não é uma água barata Essa mesma que deveria ir para sua casa, empresa ou hospitais sendo jogada na mata. Influenciando, inclusive, ecossistema da região. São diversos pontos de vazamento. Veja para onde vai o dinheiro do seu imposto: para remendos malfeitos e reparos inexistentes. Para contas salgadas de água doce ausente.
Então fica a pergunta: Por que devo me sacrificar?

Agora vamos falar de coisa boa!
A trilha que fizemos foi muito boa, apesar de o tempo esta nublado, mas mesmo com o sol seria uma trilha 80% na sombra. Uma trilha cheia de singletrack e por causa das chuvas muita lama, passamos pelas trilhas: Trilha da Amnésia, Trilha Manassu, Trilha do Caju, Trilha Stª Rosa e finalizando na Prainha.
Toda trilha com o Maré é uma descontração só, agradeço ao Alexandre o Águia por essa oportunidade
Os Grupos que quiserem fazer essa trilha para nos ajudar fazer essa divulgação ou alguém que conheça algum meio de divulgação que tenha interesse de fazer uma matéria podem contar com a minha ajuda no que precisar.

quinta-feira, 19 de março de 2015

EcoBike Santa Cruz de Capibaribe – 15/03/2015

Mais um EcoBike para o AquaBike, agora em Santa Cruz de Capibaribe o MICRO ONDAS DE CICLISTA temperatura de 45 graus a sensação de não sei quanto, mas que estava quente estava.
Nesse EcoBike participamos com quase 100% do grupo e tivemos o retorno do casal lobisomem o Nobre e a Michela, foi quase um retorno, conosco também o David conterrâneo de Caruaru, mas que agora esta morando no Curado.
Como toda viagem que fazemos foi agradabilíssima com aquela descontração a viagem inteira na inda e na volta um tirando onda um com o outro, e com a figura do Nobre não tem como ser melhor e também com o David falando mais do que o homem da cobra.
O evento bem estruturado com um belo café da manhã, local para tomar um banho e fazer outras coisas e só pecaram no horário do inicio da trilha.
A trilha divida em duas, uma de 30 km e a outra com 45 km, essa de 45 km tem uma tal de ladeira do padre que ninguém merece, não sei se alguém conseguiu zera ela, porque foi lá que pagamos todos os nossos pecados.
Tivemos a oportunidade de rever os nossos amigos de Caruaru: Zenildo, Murilo e a nossa nova amiga a Vitoria, e os nossos amigos de Limoeiro: Zé, Jô, Brito e Juscelino e o nosso amigo David de Vitoria.
Dia 12/04 terá a 3ª etapa de Circuito EcoBike que vai ser em Limoeiro e lá não podemos faltar, porque é do nosso amigo Zé que temos um grande carinho por ele e sua família e também dos outros nossos amigos como o Galego e outros. EM LIMOEIRO PRESENÇA GARANTIDA DO AQUABIKE AVENTURAS.
Queremos agradecer primeiramente a Deus por ter nos abençoado com esse domingo maravilhoso juntos dos nossos amigos, aos organizadores do EcoBike por essa oportunidade de conhecendo novos lugares e ao Djalma por ter montado a logística.
Aventureiros: Almir, Bigode, Carol, Djalma, David, Fabio, Franz, Fabi, Gundo, Mano, Michela, Nobre e Rivaldo
Percurso: 45 km de muito estradão e temperatura muito quente (45º).

quinta-feira, 12 de março de 2015

Aposta do mercado nas rodas 650b (27,5 polegadas)

Veja essa matéria que fui exibida em 30 de julho de 2013 no site: http://mtbbrasilia.com.br/
Em 2013 a 27",5 já era a melhor bike e todos comprando a 29"

 A oferta do formato de rodas 650B (27,5 polegadas) vem crescendo exponencialmente no mercado das bicicletas moutain bike. Fabricantes como a Scott, Jamis e Ibis estão substituindo gradativamente seus modelos aro 26 por modelos equipados com rodas 29 e 27,5, enquanto que a Giant anuncia nada menos que 28 modelos de sua marca com rodas 27,5, deixando apenas dois modelos com rodas 26.
Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes formatos e saiba porque sua atual mountain bike aro 26 pode estar em vias de extinção.
Peso
Se compararmos o peso de bicicletas com diferentes medidas de roda, porém com o mesmo equipamento, comprovaremos que a diferença é substancial. Como é de se esperar, as rodas de 26 são mais leves. Um pouco mais em relação às 27,5 e muito mais que as 29er, que pode vir a pesar até 900 gramas a mais, se comparada a uma 27,5. Cada grama que eliminamos na bicicleta nos ajuda a ir mais rápido.
O peso médio de una roda de 27,5 (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26 com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso da mesma exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.
Comparativo: Peso estático roda/pneu (quanto maior o fator, pior)

Eficiência
Um maior diâmetro da roda reduz o ângulo de ataque frente aos obstáculos. Isto é uma vantagem. Uma roda 29er passa sobre um obstáculo de 6 centímetros de maneira 14% mais eficiente que uma 26. Em comparação com a roda 27,5, esta rende 9,8% melhor que una 26 sobre o mesmo obstáculo.
Outra forma de analisar o ângulo de ataque é o grau de impacto. novamente, as 29er se saem melhor, porém com uma diferença muito pequena em relação às 27,5 (somente 2º, em relação aos 6º da 26).
so médio de una roda de 27,5 (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26 com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso da mesma exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.

Ângulo de ataque (menor ângulo, melhor)

O benefício mais importante das rodas 27,5 em relação às 29er é a aceleração. É a sensação de facilidade na hora de aumentar a velocidade quando pedalamos. Isto não é afetado apenas pelo peso estático a ser movido, mas sim pela distribuição do peso na roda. Quanto mais distante o peso está em relação ao centro da roda, mais difícil será a aceleração. Desta forma, uma roda 29er que pese o mesmo e tenha una construção similar a de uma 26 acelerará muito menos, apesar do peso similar. A chave para a melhora da aceleração está em deixar mais leve os componentes que ocupam as extremidades da roda (aros, nipples, pneus, câmara de ar). Como se vê no próximo gráfico, a 27,5 é apenas 1,5% mais lenta que uma 26 na aceleração, enquanto em uma 29er pode ser mais lenta em até 3,6%, comparando-a com uma roda 26.
Raio de aceleração (maior índice, pior)

Controle
Quanto maior o diâmetro de uma roda, maior a superfície de contato com o solo. E quanto maior a superfície de contato, melhor a tração, o que ajuda a melhorar a aceleração, freiada e passagens por curvas. Como se pode ver no próximo gráfico, a 27,5 tem uma superfície de contato muito similar a das 29er.
Contato com o solo (maior contato, melhor)

Rigidez
A rigidez do quadro é outro ponto chave diretamente relacionado ao diâmetro da roda. Para abrigar rodas maiores, o quadro deverá ser maior. Um quadro de tamanho médio de 29er com uma construção e geometria similar a um de 26 ou 27,5 és menos rígido na área do movimento central e da caixa de direção. Isto é prejudicial na la hora de pedalar e retomada de curvas.
Comparativo sobre a flexão do quadro nas áreas do movimento central e caixa de direção (Quanto mais, pior)

Para finalizar, a geometria também fica condicionada, já que é mais difícil compensar o grande tamanho de uma roda 29er, especialmente nos quadros de tamanho pequeno. A medida que o tamanho do quadro se reduz, a a caixa de direção fica irremediavelmente mais alta em relação ao selim. Em bicicletas com aros 27,5 e 26 este problema é muito menor.