segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Passeio Litoral Sul – Bar do Doido

A primeira pedalada do ano, não poderia ser melhor. Como Gundo mesmo disse, chamando por email, foi uma aventura de última hora, mas que parecia ter sido marcada com antecedência e planejamento.
Há tempos que ele vinha convidando Rogério e Adelson para conhecerem Suape. Assim, saímos num grupo de 10, pelo asfalto até Itapuama, onde fizemos a primeira variação, entrando por um caminho antes do mirante e prosseguindo por um single, pequeno porém com algumas dificuldades, que nos levou a sair bem perto de Enseada dos Corais.
Seguimos pra Gaibu, entramos no caminho de Suape e, tranquilamente, chegamos ao bar do Doido. Quem não conhecia, começava a ficar de queixo caído com as belezas, tanto do percurso, como do local.
 De lá fomos pela mata até a ponte de madeira, que atravessamos todos montados nas bikes, passamos pela Vila e pela Praça de Suape, subimos um pequeno trecho da ladeira e nos dirigimos ao Paraíso, por outro single, dessa vez ladeira abaixo.
 Após uma breve parada, onde apreciamos os caldinhos de D. Maria, seguimos pra Bica do Ferrugem, que pra nossa decepção, estava seca, situação nunca presenciada por nós nesses anos todos em que andamos para lá.
Pra não voltarmos pelo caminho que acabamos de descer, resolvemos seguir empurrando as magrelas por um caminho de pedras, que nos levou até Vila Nazaré. Nesse trecho, avistamos a casa do faroleiro, que foi o destino da 3ª Trilha do Lobisomem. Em Nazaré, ao invés de seguir pela estrada, fomos pelo meio da mata onde acontecerá o CROSS COUNTRAY – CIRCUITO PERNAMBUCONO que será nos dias 19 e 20 de janeiro, numa descida cheia de obstáculos e adrenalina que nos levou até Gaibu.
Subimos por um caminho pedregoso, avistamos Calhetas e descemos pela pedra que dá na praia, passamos pela cidade, por Enseada e fizemos a última parada, pra reabastecimento, no Pastel de Xaréu. Eram 16h quando chegamos de volta, com todo mundo de sorriso largo e na maior satisfação, por ter feito uma aventura tão prazerosa, por 5 praias do litoral sul, sem acidentes ou quebras (só um pneu furado) e que inaugurou o calendário de 2013 do AquaBike.

Distância:  65Km
Vel Max: 53,2 Km/h
Vel. Média: 15 Km/h
Tempo de pedalada: 4h e 20 min
Tempo total: 8h e 30 min

Participaram: Gundo, Valmir, Binnho, Rogerio, Adelson, Reenan, Teo, Gi, João Pirulito e Paulinho.