segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pedalando para Cachoeira do Urubu com Bigode

Pedalando com Bigode sempre é um prazer, o inicio do passeio estava marcado para às 5:00 hs da Praça da Jaqueira alguns participantes resolverão pegar o grupo durante o trajeto como na Imbiribeira, Aeroporto e a na Coca-Cola de Prazeres. Nós do Aqua estávamos no Aeroporto, +/- às 5:40 hs o grupo nos pegou, rapidamente nos juntamos ao grupo. O grupo do Bigode tem muitos participantes que fazem parti do Pedal Clube que é um grupo muito experiente isso significava que seria um passeio de auto nível começando com a media de velocidade que era de 22 km/h.
Agora vamos falar um pouco para aonde fomos:
A cidade de Primavera era antes conhecida como Caracituba. Por volta de 1943, tornou-se município autônomo, com a denominação de Primavera, em face da Lei estadual nº 4.984, de 20 de Dezembro de 1963.
Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede. O padroeiro da cidade é Santo Antônio. 

Origem do Município
O fundador da cidade de Primavera foi o Capitão Antônio Lima Ribeiro, proprietário do Engenho Primavera, tendo como origem principal a criação de uma feira, concedida através de um alvará da Câmara de Vereadores de Escada no ano de 1886. O Engenho Primavera era produtor de aguardente e recebia os comboios de compradores de aguardente, que sempre tinham de ficar alojados esperando serem atendidos. Por isso começaram a construção de barracas que vendiam gêneros alimentícios, assim foi crescendo, trazendo o aparecimento de casas comerciais e de habitação, formando um povoado, sendo depois elevada a vila, isto em setembro de 1890.
Pequeno Histórico
O primeiro prefeito nomeado foi José Cânejo Filho e o primeiro Prefeito eleito foi o Senhor Herotildes Pereira de Lira, em 25 de abril de 1965 e empossado em 25 de maio de 1965.
A igreja foi construída em pelo Capitão Lima Ribeiro, sendo celebrada a primeira missa no dia 13 de junho de 1888, pelo Vigário Francisco da Cunha Pedrosa, pároco da freguesia de Escada.
O primeiro vigário da igreja foi o Padre José Leão Lanfermann.
Emancipação da Cidade
Pela Lei Estadual Nº 4.984 no dia 20 de dezembro de 1963, foi criado o Município de Primavera separado do Município de Amaraji, ficando a Vila de Primavera elevada à categoria de Cidade.
Gentílico
Primaverense 
Significado do Nome 
A origem do seu nome vem do antigo Engenho Primavera. O engenho pertencia ao capitão Lima Ribeiro e ao redor foram surgindo barracas e casas iniciando assim o povoamento do local.
 Aniversário da Cidade
20 de Dezembro
  CARACTERÍSTICAS
A indústria de transformação é a maior atividade onde a alimentar (açúcar) é o principal gênero. A agropecuária é a segunda maior atividade, sendo o principal produto a cana-de-açúcar.
Clima 
Tropical úmido com verão seco
Temperatura Média
28º C 
 COMO CHEGAR
Localização
Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.
Limites
Ao norte com Pombos e Chã Grande, ao sul com Ribeirão, a leste com Escada e Vitória de Santo Antão e a oeste com Amaraji.
Acesso Rodoviário
PE-63 e BR-101 (via Escada).
Distâncias
97 km da Capital.
 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Cachoeira do Urubu
Com 77 metros de queda dágua, a paisagem é deslumbrante. 
Os moradores mais antigos de Primavera contam que a cachoeira ganhou esse nome por ser o local de desova e acasalamento de urubus. Ainda hoje, é possível avistar de longe dezenas de pássaros sobrevoando a região. No período de chuvas, a quantidade de água aumenta, tornando o banho ainda melhor. 
Para orientar as cerca de 3 mil pessoas que visitam a cachoeira durante os fins de semana, o local conta com salva-vidas e pessoas treinadas para tirar todas as dúvidas dos turistas sobre os pontos apropriados para banho. 
O local também conta com um parque ecoturístico, que dispõe de quatro piscinas naturais, abastecidas pelas várias nascentes existentes na região que mantêm a água sempre renovada. O parque possui ainda diversos bares que oferecem comidas e petiscos regionais com preços acessíveis. 


Informações:
Distancia: 94,73 km
Vel. Media: 22,1 km/h
Vel. Max: 52,3 km/h
Tempo do Passeio: 04:16:00
Tempo do Passeio: 10:00:00

Resenha: Gundo  Fotos: Stnurwood


Nenhum comentário:

Postar um comentário