terça-feira, 14 de junho de 2011

Passeio Itamaracá-Lagoa Azul

Quando se está com vontade de pedalar, pode chover canivetes que a gente arruma escudo. O domingo amanheceu nublado e chovendo em alguns locais da cidade. Às 5 da manhã começaram as ligações cheias de dúvidas; primeiro Tiça e depois Gundo: afinal vai ter passeio ou não. Quando se diz que ter amigos é um tesouro nessa vida, é uma pura verdade. Telefonamos pra Marco Antonio que mora num andar alto no centro da cidade e, por isso apelidamos a casa dele de "observatório meteorológico". Quando o mago disse que ia abrir e já tinha sol em alguns cantos da cidade, repassei logo ao povo... aí a preguiça sumiu, a pasmaceira pediu licença e todo mundo começou a se mexer. Saí de Piedade, encontrei Teo em Boa Viagem, Tiça saiu com Gérson de casa e Gundo e Amigão se mandaram pro Metrô no TIP.
Nos encontramos pontualmente às 7 da matina no Marco Zero e partimos, em um grupo de 9, pra ilha de Itamaracá. O clima tava perfeito, um friozinho agradável e um sol bem de leve.
Na primeira ladeira no início da PE 15, faltou fôlego pro mago e paramos um pouco. Continuamos até chegarmos em Cruz de Rebouças aonde comemos umas frutas no mercado de lá.
Seguimos por dentro do sítio histórico de Igarassu e a próxima parada foi no pé da ponte em Itapissuma. A primeira variação do passeio ocorreu aí: com o voto de todos e o argumento de que alguns não conheciam, fomos pela Lagoa Azul; uma trilha leve, por dentro de uma mata que lembra a trilha de Brennand, com poucas ladeiras e, no fim a paisagem exuberante que você pode ver na "capa" do Blog desta semana.
Duas dicas pra quem vai visitar a lagoa é ir no verão, pois a água tá bem limpinha, e, principalmente, se ligar no cardápio do barzinho de lá, onde uma Coca de 2L custa a bagatela de R$ 8,00 - um assalto sem armas, segundo Amigão. Resolvemos prosseguir pela mata até a estrada do Forte; o mago se distraiu e, numa bifurcação q deveria entrar à direita, entrou pro outro lado e deu uma volta daquelas. Fui com Gerson e Tiça pelo caminho certo e tivemos que esperar todo mundo.
Seguimos pra casa que o mago tem na praia do Forte e depois fomos comer algo que ninguém é de ferro. Bode, porco e um marisquinho ao coco foi a pedida, que só o amigo João sabe fazer e deixar qualquer um babando. Na saída decidimos variar mais uma vez e ir até o Forte, pra pesquisar o preço da travessia pro Hotel Gavoa.
Acertamos tudo, dividimos o grupo e fomos em dois barcos. 



 No primeiro tudo bem, mas o segundo falhou o motor no meio da travessia e nos deixou à deriva por alguns minutos. Como o motor não pegava, tivemos que esperar o primeiro barco voltar pra nos rebocar até a praia. Já eram mais de 2 da tarde; fomos pra Nova Cruz e fizemos a segunda travessia pra Maria Farinha de onde viemos até em casa com umas rápidas paradas pra uma água ou pra esperar quem tava sentindo a puxada.
Uma dessas paradas foi forçada: nosso amigo Genesim foi tocado pelo retrovisor de um carro e levou um baque, sem maiores consequencias - mas o susto foi grande. O bom foi que o motorista do carro parou, socorreu e ainda ofereceu carona pro "atropelado" e pro filho também - um belo exemplo de cidadania, coisa que não aconteceu na "selva" de São Paulo, como relata a matéria do Blog mais abaixo. Ainda nos deleitávamos com o sucesso e as aventuras desse passeio quando veio esta triste notícia, constatando mais uma vez o desrespeito dos motoristas com nossas vidas e o nosso lazer preferido. Foi mais um passeio maravilhoso, graças a Deus. Outro que merece ser repetido.

Tempo total de pedalada: 5:53:00

Distância: 105 km
Vel. Máxima: 52,2 km/h
Vel. Média: 18,2 km/h
Participaram pelo Aquabike Gerson, Tiça, Gundo, João, Marco Antonio, Valmir Amigão, Teo, Genesim e Raitinho.


Resenha João - Fotos Gundo e João.






3 comentários:

  1. Meus queridos amigos ciclistas do aquabike; estou em nome do quarteto
    que invadiu a praia de vcs e teve a oportunidade de desfrutar de tantas
    coisas boas...de fato final de semana diferente, lugares lindo, comida
    perfeita, amigos de verdade...Agradecemos a companhia de todos em
    particular e esperamos repetir mais e mais pedaladas assim...

    Geron
    Genesim
    Ratim
    e Tiça...

    ResponderExcluir
  2. Esse grupo é demais, agora até do continente saiu, ganhando assim o ponto cardeal leste de sua história: a ilha de Itamaracá. Já tem o norte, Igarassu, o sul, Suape e o oeste, Gravatá. Sábado, ganharemos o noroeste, Salgadinho, blz?

    João Pirulito (Dr. João)

    ResponderExcluir
  3. Você sabe qual é melhor parte, é ser chamado de amigo.
    Como é importante!!!

    Gundo

    ResponderExcluir