sábado, 6 de agosto de 2011

A importância do capacete no ciclismo



Muitos ciclistas ignoram o uso do capacete e correm sérios riscos de vida.
TEXTO: Alberto Polo Júnior
Na última semana de maio, o técnico da Associação de Ciclismo de Cordeirópolis, Giberto Martins, foi atropelado enquanto treinava da rodovia Anhangüera, na cidade de Limeira. Martins teve braço esquerdo e cabeça atingidos pela carroceria de um caminhão, que invadiu o acostamento, por onde ele pedalava. Além de um corte profundo no braço, o ciclista teve outras lesões na queda.

Quedas são freqüentes no ciclismo.
Sua cabeça, porém, nada sofreu, pois Martins utilizava o indispensável capacete! A peça ficou inutilizada, ou seja, cumpriu o seu papel de absorver o impacto da caçamba do caminhão e proteger o crânio do ciclista. Sem seqüelas, resta o técnico se recuperar das escoriações da queda para voltar a pedalar.

A função do capacete é proteger a cabeça, absorvendo a energia do impacto.
Não pensem, porém, que o capacete é necessário somente em estradas ou trilhas. Muitas vezes, um passeio inocente pelo bairro, em baixa velocidade, pode terminar em tragédia. Dependendo da forma como o ciclista cai, partes frágeis da cabeça podem bater contra o chão ou mesmo o meio-fio das calçadas. Nestes casos, o risco de uma lesão cerebral grave é enorme.

Uso correto do capacete.
Não pense, contudo, que basta vestir o capacete para ficar seguro. O equipamento necessita de uma regulagem para cumprir sua função. As tiras não devem ficar frouxas e sim reguladas para que o capacete não se mova na sua cabeça. A parte frontal deve proteger a testa e não ficar levantada. O ideal é regulá-lo a, no máximo, dois dedos acima de suas sombrancelhas.

Dois dedos acima das sombrancelhas.
Não descuide da limpeza. Toda vez que utilizar seu capacete, procure deixá-lo pendurado para que o suor evapore e afaste o mau-cheiro. Toda semana, limpe as fitas de regulagem com um pano úmido e o deixe secar ao sol. Assim, você manterá este grande aliado da sua segurança por mais tempo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário