sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aproveite o Dia Mundial Sem Carro

Ações devem ocorrer durante todo o dia. Vaga Viva e Bicicletada possuem focos na Zona Norte

No dia 22 de Setembro, cidades de toda parte do mundo lembrarão a data iniciada na França em 1997. O dia Mundial Sem Carro, que neste ano ocorre num domingo, lembra as possibilidades de locomoção que não dependem do transporte individual motorizado. A ideia francesa se expandiu rapidamente pela Europa e chegou ao Brasil em 2001, com adesão de 11 cidades. Nos anos seguintes, a participação e as atividades realizadas no Brasil cresceram. Na capital pernambucana, as atividades têm ganhado cada vez mais repercussão. Discussão sobre cidades humanizadas, retomada de espaço público, protesto e mobilizações pela mobilidade marcam a data.
Uma das ações do Recife para o dia é a chamada Vaga Viva, que consiste na transformação de estacionamentos de carros em locais de convivência de pessoas. O local escolhido pelos recifenses é a Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira, na zona norte da capital. O espaço começa às 8h e tem previsão de seguir até o fim da tarde.
Do espaço da Vaga Viva sairá também a Bicicletada. A partir das 17h ocorre a concentração em frente ao Parque da Jaqueira. O trajeto das bicicletadas não é decidido previamente, mas durante o percurso. Tradicionalmente a manifestação ocorre na última sexta-feira de cada mês, saindo da Praça do Derby. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente, das 7h às 16h.

Ciclofaixa com programação especial para o Dia Mundial Sem Carro
Haverá campanha educativa em três tendas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Na Ciclofaixa de Turismo e Lazer haverá uma campanha educativa sobre o uso consciente das bicicletas. A inciativa vai acontecer especialmente nas três tendas da Ciclofaixa que estão instaladas na Lagoa do Araçá, Parque da Jaqueira e no Marco Zero. Lá, serão disponibilizados materiais da campanha nacional “Parada Pela Vida".
Na ocasião, haverá demonstração de como a presença do carro influencia no trânsito. Uma ciclovaga com o formato de um carro instalada no Marco Zero servirá como bicicletário para 10 bikes. Durante o período de funcionamento da Ciclofaixa, das 7h às 16h, haverá também distribuição de material educativo para incentivar o bom comportamento no trânsito e espaço para encontro de ciclistas que quiserem aproveitar o dia sem carro.

Apesar da data ser comemorada no dia 22, a discussão foi expandida para para o restante da semana, que é conhecida como "Semana da Mobilidade". Entre os dias 18 e 25 de setembro, ocorrerá a campanha De Bicicleta ao Trabalho, quando voluntários se disponibilizarão para acompanhar ciclistas iniciantes em seus trajetos. Durante o pedal, os ciclistas experientes ajudarão os solicitantes a conhecerem melhor a área por onde trafegam e perderem o medo do modal, além da troca de dicas de segurança sobre o uso urbano das bikes. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) possui calendário com atividades educativas a partir do dia 19, com ações em vias públicas e escolas sobre educação no trânsito.

Matéria publicada no Diário de Pernambuco em 18/09/2013 11:38 Atualização: 18/09/2013 12:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário