terça-feira, 24 de setembro de 2013

Doação de Órgãos

A lista de espera por um órgão ainda é extensa, com 1.712 pacientes aqui no estado de Pernambuco, serca 90% dessas pessoas aguardam por um rins. Apesar de que o nosso estado ocupa a 6ª posição em números de transplantes de rins de janeiro até julho foram realizadas 151 cirurgias esse numero não é suficiente, é preciso que a pessoa se conscientize e decida ser um doador e avise a família que é um doador. De acordo com a central, a recusa familiar é a principal causa da não doação de órgãos, atingindo o percentual de 53%. Os profissionais de saúde têm um papel muito importante. Por isso, é fundamental que todos saibam a melhor forma de abordar as famílias”,

Procedimento
Para que ocorra a doação, primeiramente, é preciso haver a confirmação de morte encefálica do paciente - quando não há mais atividade cerebral, mas os órgãos continuam em funcionamento, com a ajuda de aparelhos. Para isso, há um rígido protocolo, com a avaliação médica e realização de exames. Após essa confirmação, os familiares precisam autorizar a doação. O primeiro passo para se tornar doador é avisar aos parentes sobre esse desejo, pois, de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau.

Após assinatura do termo de autorização, a Central de Transplantes encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo a ordem da lista única do estado. Não havendo compatibilidade, o órgão entra na lista nacional, podendo ser enviado para outro estado do país. A Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone 0800-281-2185 para quem tiver alguma dúvida ou quiser maiores informações sobre o procedimento.

SEJA UM DOADOR, DOE VIDA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário